Marcadores

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Retiro - I - Um povo desde sempre amado 22/02/2012



Dom Henrique

Na sua história, Israel pode repetir as palavras do salmo 138: “Senhor, Tu plasmaste meus rins, teceste-me no seio de minha mãe. Graças Te dou, porque fui feito tão grande maravilha. rodigiosas são Tuas obras; sim, eu bem o reconheço. Meus ossos não te eram encobertos, quando fui formado ocultamente e tecido nas profundezas da terra. Ainda embrião, Teus olhos já me viam; foram registrados em Teu livro todos os dias prefixados, antes que um só deles existisse. Mas, a mim, que difíceis são Teus projetos, Deus meu, como é grande sua soma! Pensava eu em
contá-los, mas eram mais numerosos que a areia! E se termino, ainda estou Contigo!”

O salmo faz-nos pensar no mistério da existência, que é sempre livre, aberta e, no entanto, conhecida e “pré-fixada” por Deus, de modo que podemos dizer: “Senhor, tomaste nas Tuas mãos cada momento de minha vida!”Como cada um de nós, antes de existir, este povo foi amado, plasmado e escolhido de modo misterioso, no silêncio perturbador do cotidiano e na provação das demoras de Deus, já nos tempos do pai Abraão.

Ninguém vem ao mundo por acaso, sem um propósito: cada pessoa é um sonho carinhoso de Deus, é um pensamento de Deus que não se repete jamais. Assim foi com Israel: desde os seus
primórdios, antes de ser gerado, este povo foi pensado pelo Senhor com uma vocação que é também uma missão: “O Senhor disse a Abrão: ‘Sai de tua terra, de tua parentela, da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei. Farei de ti um grande povo e te abençoarei, ngrandecendo teu nome, de modo que se torne uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem. Com teu nome serão abençoadas todas as famílias da terra’” (Gn 12,1-3).
Pense, rezando estes dois textos acima:

= Também eu fui amado eternamente pelo Senhor. Seu amor me chamou à existência, como chamou Israel! Obrigado, Senhor, pela graça imensa de viver... Imenso dom do Teu amor infinito!

= Minha existência é um mistério, porque brota do próprio Deus, que é Mistério! Quem sou eu? Por que sou assim? Por que minha história tem sido esta? Por que nasci nesta época, nesta situação, com estas características? Mistério... Diante do Mistério, silêncio, contemplação, admiração, gratidão!

= Não venho de mim mesmo, mas de um Outro. Deveria viver minha vida diante Dele, na sua presença! Aí sim, minha vida terá verdadeiro sentido!

= Não nasci para nada; nasci com um propósito! O Senhor me criou para Ele, para deixar-me amar por Ele, viver a vida com Ele, amando-O e Dele fazendo o chão, a rocha da minha vida! Vive de verdade quem vive na verdade da existência. E a nossa Verdade é Deus somente!

= Que sentido estou dando à minha vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário