Marcadores

quarta-feira, 7 de março de 2012

Retiro XIII. A Terra Santa: um dom que também é conquista


Dom Henrique
Vimos já: a terra que Israel possuiu foi puro dom de Deus: Terra Prometida, Terra Santa, porque dada gratuitamente pelo Senhor a Israel como presente de amor: “Ele guiou o Seu povo no deserto: pois eterno é Seu amor. Feriu grandes soberanos: pois eterno é Seu amor. Matou reis poderosos: pois eterno é Seu amor. Seon, rei dos amorreus: pois eterno é Seu amor. Og, rei de Basã: pois eterno é Seu amor. Deu como herança o país deles: pois eterno é Seu amor. Como herança a Seu servo, Israel: pois eterno é Seu amor” (Sl 136,16-22).

No entanto - coisas de Deus! - a terra prometida e sempre desejada, a terra que é puro dom, deve ser conquistada! Que mistério: tudo é graça, tudo na vida de Israel e na nossa vida é fruto da providência amorosa de Deus e, no entanto, tudo é tão custoso! Israel terá de conquistar cada palmo daquela terra!

O Livro dos Juízes revela com muita fidelidade a luta do Povo de Deus pela sua terra, a indigência em que viveu até libertar-se, definitivamente, no tempo de Davi. Pense bem, meu Irmão de retiro: Israel entrou na Terra de Canaã lá pelo ano 1200 aC. A conquista não foi fácil nem de uma vez só, como aparece no resumo estilizado do Livro de Josué. Os israelitas inicialmente ocuparam as piores terras, aquelas das montanhas, mais ásperas e inférteis... A conquista foi penosa e muitas vezes o Povo de Deus foi pisado e massacrado pelos pagãos de Canaã. Israel foi oprimido pelos edomitas durante oito anos (cf. Jz 3,7-9), pelos moabitas e amalecitas durante dezoito anos (cf. Jz 3,12-14), pelos cananeus, durante vinte anos (cf. Jz 4,1-3), pelos madianitas durante um longo período (cf. Jz 6, 1ss). O povo teve de lutar por sua liberdade. A terra foi e seria sempre dom e conquista! “Ó Senhor, por que ficais assim tão longe, e no tempo da aflição Vos escondeis, enquanto o pecador se ensoberbece, o pobre sofre e cai no laço do malvado?” (Sl 10,1-2). Como os tempos e os modos de Deus nos ultrapassam! Como Deus é misterioso no Seu agir! Como caminhar com Deus exige que realmente acreditemos, que realmente nos abandonemos nas Suas mãos benditas! Pensando nesses modos do Senhor Deus, São João da Cruz, mestre nos caminhos de Deus, exclama: “O caminho para ir a Ti, ó Deus, é caminho santo, de pureza de fé!” Não esqueçamos nunca: caminhar com Deus é deixar-se moldar pela Sua tremenda pedagogia: Ele Se dá esquivando-Se, Se revela escondendo-Se...

O Povo de Deus deverá aprender a enxergar no seu penoso dia-a-dia a presença do Seu Deus. Não é assim conosco? Não é este o desafio da fé: descobrir o bendito Rosto do Senhor ali, nos acontecimentos, nas pessoas, nos dias ensolarados e nas tardes sombrias? É sempre Ele, o Senhor, que vem vindo, que Se faz presente, que bate à nossa porta! Como diz o poema de Tagore, cheio de saudade e esperança:



Não ouvistes os passos silenciosos?

Ele vem vindo, vem vindo, vem v indo sempre!



A cada momento e a cada estação,

a cada dia e a cada noite,

Ele vem vindo, vem vindo, vem vindo sempre!



Várias cantigas cantei,

em várias disposições de espírito,

mas as suas notas sempre proclamavam:

Ele vem vindo, vem vindo, vem vindo sempre!



Nos dias perfumados de abril luminoso,

pelo caminho do bosque,

Ele vem vindo, vem vindo, vem vindo sempre!



Na sombra chuvosa das noites de junho,

na carruagem trovejante de nuvens,

Ele vem vindo, vem vindo, vem vindo sempre!



De tristeza em tristeza,

são os seus passos que pisam o meu coração!

E é o contato de ouro de seus pés

que faz brilhar a minha alegria...



Pois bem. toda a sua dolorosa e difícil história, Israel a interpretará em função de suas relações com o Senhor: “Os israelitas ofenderam o Senhor e serviram aos baals. Abandonaram o Senhor, Deus de seus pais, que os tirou do Egito e seguiram a outros deuses, dentre os deuses dos povos que os rodeavam. Prostraram-se diante deles, provocando a indignação do Senhor . Abandonaram o Senhor e serviram a Baal e às astartes. A cólera do Senhor se inflamou contra Israel, e Ele os deixou cair em poder de assaltantes; espoliaram-nos e os venderam aos inimigos da redondeza, aos quais já não podiam opor resistência. Em qualquer expedição militar que fizessem, a mão do Senhor estava sobre eles para a desgraça, conforme lhes tinha dito e jurado, de modo que ficavam muito aflitos. Então o Senhor fazia surgir juízes que os libertavam dos assaltantes. Mas nem aos juízes eles escutavam. Ao contrário, prostituíam-se a outros deuses, prostrando-se diante deles. Afastaram-se depressa do caminho seguido pelos pais, que haviam obedecido aos mandamentos do Senhor; eles não agiram assim. Sempre que o Senhor lhes fazia surgir juízes, o Senhor estava com o juiz e os libertava das mãos dos inimigos, enquanto o juiz vivesse; pois o Senhor se compadecia de seus gemidos diante da tirania dos opressores. Quando o juiz morria, tornavam a se perverter pior que seus pais, seguindo a outros deuses, servindo-os e prostrando-se diante deles. Não se desviavam de suas práticas nem de sua conduta obstinada” (Jz 2,11-19).

Eis! Como nos tempos do deserto, a história de Israel será uma seqüência de infidelidades, frustrações, arrependimentos e experiência do perdão do Senhor... História de Israel, nossa história: de juras de amor e de esquecimento; de atitudes tão generosas para com o Deus Santo e de tanta infidelidade; de sonhos tão belos e realizações tão pífias! E o Senhor depurando Israel, nos depurando; o Senhor nos provando, como a Israel; o Senhor nos educando, como um pai educa o seu filho...



Para pensar e rezar:

= “Tudo na minha vida é puro dom de Deus; tudo é resposta minha à graça recebida!”

= Senhor, a graça imensa de viver, sem merecer! A graça de crer em Ti e Contigo caminhar! A graça de poder olhar para o céu, de poder contemplar as estrelas e saber que existe Alguém que tem nas Suas mãos benditas os dias da minha vida! Que dom, que graça, que felicidade pode haver maior que esta?

= Não esqueça, ó crente: Nos dias pesados da vida, o Senhor caminha com você, o Senhor está presente na as vida!

= Só na fé podemos compreender, só na fé podemos suportar, só na fé, veremos a luz e não erraremos o caminho!

= Lembre: como para Israel, também para nós: sempre que nos esquecemos do Senhor caímos nas piores escravidões! Somente junto do Senhor, somente na Sua bendita presença somos livres de verdade!

= Peça com humildade: “Que eu possa viver para Te louvar, e Tuas normas venham socorrer-me! Se eu me desviar como ovelha perdida, vem procurar o Teu servo! Sim, eu nunca me esqueço dos teus mandamentos!” (Sl 119,175-176).

Nenhum comentário:

Postar um comentário