Marcadores

terça-feira, 6 de março de 2012

Retiro. XII. A terra sempre prometida



Dom Henrique
Passados quarenta anos, Israel pôde entrar na terra prometida - terra que o Senhor daria gratuitamente a Israel, por puro amor, sem merecimento algum do povo eleito. Aliás, é uma ideia central, primordial de toda a Sagrada Escritura: tudo quanto o Senhor fez e faz pelo Seu povo, pelo antigo e pelo novo Israel, que é a Igreja, tudo quanto o Senhor faz por nós, por mim, por você, é pura graça, puro dom da Sua benignidade: “O Senhor se afeiçoou de vós e vos escolheu, não por serdes mais numerosos que os demais povos – na verdade sois o menor de todos – e sim porque o Senhor vos amou e quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o Senhor vos libertou com mão poderosa, resgatando-vos do antro de escravidão, das mãos do Faraó, rei do Egito. Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações para aqueles que O amam e observam Seus mandamentos; mas pune diretamente aquele que O odeia, fazendo-o perecer. A um tal, não deixa esperar: Ele lhe retribui o castigo merecido imediatamente. Guarda, pois, os mandamentos, as leis e os decretos que hoje te prescrevo, pondo-os em prática. Se escutares estes preceitos e cuidares de os pôr em prática, o Senhor teu Deus também guardará a aliança e a misericórdia que jurou a teus pais. Ele te amará, te abençoará e te multiplicará. Abençoará o fruto de tuas entranhas e o fruto do solo. O teu trigo, o teu vinho, o teu azeite, as crias de tuas vacas e as crias de tuas ovelhas, na terra que a teus pais jurou dar. Serás mais abençoado do que todos os povos” (Dt 7,7-14).

Esta terra é sinal da benignidade, do amor e da fidelidade do Senhor, é como um constante presente que o Senhor Deus faz ao Seu povo querido: “O Senhor teu Deus vai introduzir-te numa terra boa, terra com torrentes, fontes e lençóis d’água subterrâneos que brotam nos vales e nos montes; terra de trigo, cevada, vinhas, figueiras e romãzeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel; terra onde comerás o pão em abundância, onde não te faltará nada; terra cujas pedras são de ferro e de cujas montanhas extrairás o cobre. Comerás e te fartarás, bendizendo o Senhor , pela boa terra que te deu” (Dt 8,7-10).

A Terra Santa é de Deus de um modo especialíssimo. Por isso mesmo é chamada “Terra Santa”. Se Israel possui este chão é somente porque o Senhor o deu e lhe permite aí residir como sinal do Seu amor. Israel nunca poderá dizer “Esta terra é minha!” Esta terra, esta promessa, é puro dom, puro favor, pura graça! Mas, será sempre uma terra prometida, pois Israel jamais poderá apossar-se do dom, jamais poderá “passar a escritura” da terra: ela pertence sempre ao Senhor e viver nela dependerá sempre da fidelidade de Israel.

Para entrar na terra, Israel teve primeiro que se purificar pelo despojamento na solidão do deserto (cf. Dt 32,10). Israel, o povo escolhido dentre todos os povos, não poderá ter outro Deus que não o Senhor. É ele quem dá a terra, que Israel somente poderá manter se for fiel ao seu Deus: “Guarda-te bem de esquecer o Senhor teu Deus, deixando de observar os mandamentos, os decretos e as leis que hoje te prescrevo. Não suceda que, depois de teres comido à saciedade, de teres construído e morado em belas casas, e depois que se tiverem multiplicado os bois, as ovelhas e aumentado a prata, o ouro e todos os bens, então o orgulho suba-te à cabeça e esqueças o Senhor teu Deus, que te libertou do Egito, do antro de escravidão. Ele, que te conduziu através do deserto grande e terrível, cheio de serpentes venenosas e escorpiões, de terra árida e sem água, fez brotar água de rocha duríssima e te deu para comer no deserto o maná que teus pais não conheciam, a fim de te humilhar e provar, visando a teu bem futuro. Talvez venhas a pensar contigo mesmo: ‘Foi minha força e o poder de minha mão que me fizeram prosperar tanto’. Mas lembra-te que é o Senhor teu Deus que te dá poder para prosperares, cumprindo a aliança que jurou a teus pais, como o faz hoje. Mas se te esqueceres do Senhor e seguires outros deuses, servindo-os, e te prostrares diante deles, eu vos garanto hoje que com toda certeza perecereis. Tal como as nações que o Senhor fez perecer diante de vós, assim também vós perecereis por não haverdes escutado a voz do Senhor vosso Deus” (Dt 8,11-20). “As terras não se venderão a título definitivo, porque a terra é minha e vós sois estrangeiros e meus agregados” (Lv 25,23). “Eis que hoje ponho diante de ti a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. Se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te imponho, amando ao Senhor teu Deus, seguindo seus caminhos e guardando seus mandamentos, suas leis e seus decretos, viverás e te multiplicarás e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que vais entrar para possuí-la. Mas se o teu coração se desviar e não escutares, se te deixares arrastar para adorar e prestar culto a outros deuses, 18 eu vos declaro hoje que certamente perecereis. Não vivereis muito tempo sobre a terra, a cuja conquista ides, ao passar o Jordão. Cito hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós, de que vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe a vida para que vivas com tua descendência, amando ao Senhor teu Deus, escutando sua voz e apegando-te a ele. Pois isto significa vida para ti e tua permanência estável sobre a terra que o Senhor jurou dar a teus pais, Abraão, Isaac e Jacó” (Dt 30,15-20).



Para pensar e rezar:

= Na relação nossa com Deus tudo é graça. Nunca poderemos dizer ao Senhor: “Eu mereço isto; tal coisa, tal dom me pertence!” Nunca poderemos tomar possa da graça de Deus!

= Pense em tantos dons espirituais, materiais, psicológicos Deus lhe fez... São dons e devem ser acolhidos com gratidão, caso contrário perdem o sentido...

= Nesta perspectiva é totalmente equivocado pensar em temas como “direito” de alguém ser padre ou ocupar quaisquer outras funções na Igreja. Tudo é graça!

= Deus não tinha motivo algum para amar Israel, a não ser Sua escolha totalmente gratuita e desinteressada. O mesmo vale para o amor do Senhor por você: Ele o ama porque ama, não porque você merece...

= Eis o perigo para Israel e para nós: tomar posse do dom e esquecer o Doador. Então o dom perde o sentido e deverá ser tomado de volta! Não esqueças o Senhor teu Deus que te deu a vida e o que és! Caso contrário, teus dons e tu mesmo tornar-se-ão uma caricatura sem sentido!

= Se viveres na presença do teu Senhor, viverás; se viveres como se a vida fosse tua, morrerás! Não há meio termo! Vive na presença do teu Deus para que vivas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário