Marcadores

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Os Reis Magos – Adoradores do Menino Jesus



Os Reis Magos na tradição cristã são personagens que visitaram Jesus trazendo-lhe presentes. Foram mencionados apenas no Evangelho segundo Mateus, onde se afirma que teriam vindo "do leste" para adorar o Cristo, nascido Rei dos Judeus.

Talvez fossem astrônomos, pois viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus. Assim os magos sabendo que se tratava do nascimento de um rei, foram ao palácio do cruel rei Herodes em Jerusalém na Judeia. Perguntaram ao rei sobre a criança. Este disse nada saber. Herodes alarmou-se e sentiu-se ameaçado, e pediu aos magos que, se o encontrassem, falassem a ele, pois iria adorá-lo também, embora suas intenções fossem a de matá-lo.

A estrela, conta o evangelho, os precedia e parou por sobre onde estava o menino Jesus. "E vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo" (Mateus 2:10). "Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra. O ouro representa a realeza (além da providência divina para sua futura fuga ao Egito, quando Herodes mandou matar todos os meninos até dois anos de idade de Belém). O incenso representa a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu (Salmos 141:2). A mirra, resina antisséptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus (João 19:39-40), sendo que estudos no Sudário de Turim encontraram estes produtos.

A tradição local acredita que as relíquias dos reis magos estão na Catedral de Colônia, na Alemanha.




Ref.: Wikipedia.org; Contato pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário