Marcadores

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

12ª Reunião da Comunidade em 25 de agosto de 2012

Na tarde do sábado, dia 25/08/2012, a Comunidade São José de Santa Teresa reuniu-se para na Ermida São José da Carmelo Santa Terezinha para nosso encontro de formação e oração.

Ana Stela conduziu a oração inicial, na qual meditamos sobre o Evangelho do domingo (João 6, 60-69) e a oração do Espírito Santo. Cada membro pode compartilhar seu entendimento e experiência pessoal.

Moisés da Cruz nos deu a formação sobre os capítulos 27 a 29 do livro Fundações, de Santa Teresa de Jesus. O tema foi abordado de forma bem instrutiva, pois vários fatos históricos e informações sobre a sociedade de então foram apresentados.

Inicialmente, foi feita uma revisão dos capítulos da última formação, como introdução aos capítulos a serem estudados. Nessa revisão do entendimento, foram apresentados os seguintes pontos: O nosso procedimento diário como membros da Comunidade; a necessidade da leitura e do conhecimento da obra de santa Tereza como referência para esse procedimento; a necessidade de viver de forma mais radical (retornando às raízes); o significado de “arder” nos dias atuais; as dificuldades encontradas dentro da igreja, como acontecia nos tempos de santa madre e a observação de que a obra de Deus se submete às condições humanas aqui na Terra.

Os capítulos 27 a 29 tratavam das fundações de Caravacas, Vilanova de Jara e Palência, respectivamente. Mais enfoque foi dedicado à inteligência emocional e ao planejamento estratégico de santa Tereza para realizar as fundações e criar a Província separada dos Carmelitas Descalços. Foram enviados mensageiros a Roma; elaborados, recolhidos e enviados os memorais de cada fundação e a indicação do padre e frei Jerônimo Graciano com provincial, entre outras ações. Após as fundações, nossa santa madre teve a santa humildade de afirmar que estávamos começando. Para nós, fica o dever de procurarmos seguir o seu caminho que nos leva, juntamente com Nossa Senhora do Carmo, a Jesus.

O nosso lanche foi descontraído e finalizamos com a oração das vésperas.

Foi uma tarde simples e agradável. Rezamos, nos formamos e convivemos no verdadeiro espírito carmelitano!

Nosso próximo encontro será no dia 22 de setembro de 2012, quando trataremos dos capítulos 30 e 31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário