Marcadores

domingo, 12 de agosto de 2012

11º Encontro da Comunidade - 11-08-2012

Na tarde do sábado, dia 11/08/2012 a Comunidade São José de Santa Teresa reuniu-se para mais uma vez na Ermida São José, para nosso encontro de oração e formação. 

Luciano conduziu a oração inicial, onde meditamos a passagem do Evangelho do domingo (Jo 6, 41-51) finalizando com a oração de Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), que no dia 09/08/2012 fez 70 anos do seu martírio.




Moisés nos deu a formação sobre os capítulos 23 a 26 do livro Fundações, de Santa Teresa de Jesus. O tema foi abordado de forma bem interessante, pois os pensamentos e ações de Santa Teresa eram trazidos para a atualidade, fazendo-nos refletir sobre a nossa vida pessoal e comunitária.


Nos primeiros capítulos, começa o relato de uma nova fundação, a do “Mosteiro do glorioso São José del Carmen, na cidade de Sevilha”, com a primeira Missa no dia da Santíssima Trindade, 29 de maio de 1575. A Madre interrompe a crónica com um breve retrato biográfico-espiritual do Padre Jerónimo Graciano.
Nos capítulos seguintes, assistimos ao relato da inauguração do Carmelo de Sevilha, com a ajuda inestimável dos novos amigos e benfeitores de Teresa: o seu irmão Lourenço, o sacerdote sevilhano Gaciálvarez, e o Prior da Cartuxa, Hernando de Pantoja (F 25). Instala-se o Santíssimo Sacramento após uma solene procissão e a bênção do Arcebispo Cristóvão de Rojas (27.05.1576), e no dia seguinte a Madre põe-se novamente a caminho de Castela (F 26,1-2). Como epílogo, a narração encerra com a memória edificante da primeira vocação andaluza; Beatriz da Madre de Deus (F 26,3-16).



Tivemos nosso lanche e finalizamos com a oração das vésperas.
Foi uma tarde simples e agradável onde rezamos, nos formamos e convivemos no verdadeiro espírito carmelitano!

Nosso próximo encontro será no dia 25/08/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário