Marcadores

sábado, 19 de maio de 2012

Logomarca da Comunidade São José de Santa Teresa



Tivemos a alegria de receber esta semana a logomarca de nossa comunidade, gentilmente elaborada por nosso irmão da OCDS do Rio de Janeiro, Fernando Seixas. Na logomarca temos a cruz do Carmelo com as imagens de Santa Teresa de Jesus e de São José. 





A imagem de Santa Teresa foi desenhada conforme a escultura existente em frente ao Mosteiro da Encarnação, em Avila, Espanha.


Já a imagem de São José escolhida foi a de São José Operário, seguindo a inspiração de Madre Bernadette em suas palavras quando da fundação da Comunidade São José de Santa Teresa:

“Vocês não escolheram um São José qualquer. Foi o São José de Santa Teresa. Ele é o santo que Jesus quando da 1ª fundação do Carmelo Descalço, disse que lhe colocasse o nome, sendo portanto chamado de Carmelo São José. Ele, Jesus andaria com elas e São. José estaria guardando uma porta e Nossa Senhora a outra. Todos, agora que entrarem para esta Comunidade devem passar por esta porta. Por São José. Ele escolherá quem deverá ficar. Acho bonita uma imagem que tem São José de avental e com ferramentas. Um detalhe: as mangas arregaçadas, pelo trabalho. Então, é esse São José que deverá ser o modelo de vocês. Na Sagrada Escritura não vemos São José falando. Ele não disse uma palavra sequer. Mas, ao ouvir, por exemplo, a ordem do anjo, imediatamente levantou-se à noite e foi com Maria e o menino ao Egito. É o José que trabalha, que mostra serviço. Então, que vocês tenham esse mesmo empenho na Comunidade. Servir ao irmão. O amor que se traduz no serviço. Vejam no que podem ajudar ou fazer para que cresça o irmão na Comunidade. Nós temos tantas obrigações que às vezes fica difícil conciliar oração e trabalho. Mas, tenhamos como certo que quando a oração é deixada para servir o irmão, então é o amor que move a essa ação. Isso é oração. É Deus porque Deus é amor.” (Madre Bernadette, ocd)

Nenhum comentário:

Postar um comentário