Marcadores

domingo, 26 de maio de 2013

Solenidade da Santíssima Trindade – 26 de maio de 2013


Bendito seja o Pai, bendito o Filho unigênito e bendito o Espírito santificador. Somos todos acolhidos, amados e convidados a fazer parte da Família de Deus. Celebremos com alegria a solenidade da Santíssima Trindade, que nos apresenta um Deus que é comunhão de pessoas e de vida.


 Elevação à Santíssima Trindade (21 de novembro de 1904)
Beata Elisabete da Trindade, OCD

 
Ó meu Deus, Trindade que adoro, ajudai-me a esquecer-me inteiramente de mim mesma para fixar-me em vós, imóvel e pacífica, como se minha alma já estivesse na eternidade. Que nada possa perturbar-me a paz nem me fazer sair de vós, ó meu Imutável, mas que em cada minuto eu me adentre mais na profundidade de vosso Mistério. Pacificai minha alma, fazei dela o vosso céu, vossa morada preferida e o lugar de vosso repouso. Que eu jamais vos deixe só, mas que aí esteja toda inteira, totalmente desperta em minha fé, toda em adoração, entregue inteiramente à vossa Ação criadora.

Ó meu Cristo amado, crucificado por amor; quisera ser uma esposa para vosso Coração, quisera cobrir-vos de glória, amar-vos… até morrer de amor! Sinto, porém, minha impotência e peço-vos revestir-me de vós mesmo, identificar a minha alma com todos os movimentos da vossa, submergir-me, invadir-me, substituir-vos a mim, para que minha vida seja uma verdadeira irradiação da vossa. Vinde a mim como Adorador, como Reparador e como Salvador. Ó Verbo eterno, Palavra de meu Deus, quero passar minha vida a escutar-vos, quero ser de uma docilidade absoluta para tudo aprender de vós. Depois, através de todas as noites, de todos os vazios, de todas as impotências, quero ter sempre os olhos fixos em vós e ficar sob vossa grande luz; ó meu astro Amado, fascinai-me a fim de que não me seja possível sair de vossa irradiação.

Ó Fogo devorador, Espírito de amor, “vinde a mim” para que se opere em minha alma como que uma encarnação do Verbo: que eu seja para ele uma humanidade de acréscimo na qual ele renove todo o seu Mistério. E vós, ó Pai, inclinai-vos sobre vossa pobre e pequena criatura, cobri-a com vossa sombra vendo nela só o Bem-Amado, no qual pusestes todas as vossas complacências.

Ó meu Três, meu Tudo, minha Beatitude, Solidão infinita, Imensidade onde me perco, entrego-me a vá qual uma presa. Sepultai-vos em mim para que eu me sepulte em vós, até que vá contemplar em vossa luz o abismo de vossas grandezas.

sábado, 18 de maio de 2013

23ª Reunião da Comunidade em 12 de maio de 2013


Moisés dirigiu o momento de oração sobre o Evangelho do domingo – A Ascensão do Senhor Jesus. Na meditação e partilha, foram enfatizados dois temas: O significado da ascensão para cada membro como carmelita secular e o motivo do sofrimento.
Após o momento de meditação, aconteceu o nosso lanche.

Nos avisos, Luciano e Moisés fizeram os seguintes anúncios:
  1. Encontro das comunidades carmelitas seculares (São José de Santa Teresa e Rainha do Carmelo) com o bispo auxiliar de Fortaleza, Dom Rosalbo, coordenador da FAMEC, no próximo sábado 18.05.2013.
  2. Próximo lazer da comunidade na praia do Icaraí no dia 25.05.13, a ser coordenado pela Wilderlândia.
  3. Segunda etapa do curso de eneagrama será realizada durante quatro noites no mês de julho, no harário das 19 à 20 horas
  4. Retiro da Comunidade de 2013 – a ser dirigido pelo Pe Domingos no período de 8 a 10 de novembro de 2013.
Na formação, Moisés concluiu sua apresentação sobre a estrutura da alma.

A oração das Vésperas foi realizada na residência da Helena, na qual foram feitos especiais pedidos pela saúde da nossa irmã de comunidade Gláucia.
Algumas fotografias da reunião:

 Momento de oração.


Hora do lanche, com João Vitor nos braços de Moisés. 


Criaturinhas que sempre se convidam.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

São Simão Stock, Presbítero – 16 de Maio


Memória Facultativa na Ordem do Carmelo Descalço (OCD)

Não são muitas as notícias que temos deste nosso Santo. Sabemos que era inglês, que viveu no séc. XIII, que morreu em Bordéus, e que frequentou a Universidade de Oxford onde se doutorou em Teologia. É venerado na Ordem do Carmo pela sua grande santidade e pela sua admirável devoção à Virgem Maria. A sua festa sempre foi celebrada no dia 16 de Maio, como sendo o dia da sua morte. Pensa-se que era natural do condado de Kent e que, muito jovem, optou por uma vida eremítica, vivendo muitos anos na concavidade de um tronco, por isso lhe chamam Stock, que em inglês quer dizer «tronco».
A partir do ano 1232, os carmelitas visitaram várias vezes a Inglaterra, até que em 1242, fundam lá o seu primeiro convento. Numa destas visitas Simão conheceu os carmelitas e deixou-se cativar por eles, vindo a pedir o hábito da Ordem. Dirigiu-se para a Terra Santa, com os religiosos, tendo vivido no Monte Carmelo.

Quando, em 1242, os carmelitas fundam em Inglaterra, Simão acompanha-os e intervém nas primeiras fundações. Cinco anos mais tarde, a Ordem celebrou o Capítulo Geral em Inglaterra e Frei Simão Stock foi eleito Prior Geral da Europa.
Neste dia de Maio, recordando o amor que S. Simão Stock tinha a Nossa Senhora do Carmo, recordemos a oração que rezava este nosso Santo quando lhe apareceu a Mãe do Céu, da Terra e do Carmo, dando-lhe o Escapulário:

Do Carmo a Flor
vide florida
do céu esplendor.
Virgem fecunda,
singular
Mãe sem par
De homem ignorada!
Ao Carmo vem dar
a tua ajuda.
Estrela do mar!

 

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Visita do Senhor Bispo Auxiliar de Fortaleza Dom Rosalvo Cordeiro de Lima à OCDS de Fortaleza


É COM ALEGRIA FILIAL DE SERMOS PERTENCENTES A IGREJA DE CRISTO QUE ESTÁ NA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA QUE LEMBRAMOS A TODOS OS MEMBROS DAS COMUNIDADES SÃO JOSÉ DE SANTA TERESA E RAINHA DO CARMELO DA VISITA DO NOSSO BISPO AUXILIAR À NOSSA EXPRESSÃO ECLESIAL.
O SENHOR BISPO É DIRETOR ESPIRITUAL DO FAMEC, ORGANISMO ARQUIDIOCESANO DO QUAL A OCDS FAZ PARTE, E NA FEITA NOS FARÁ UMA VISITA DE PASTOR E PAI. DE FORMA QUE PEDIMOS A TODOS PONTUALIDADE PARA ESSE MOMENTO QUE COMO QUIS NOSSA SANTA MADRE TERESA DE JESUS "MORRER FILHA DA IGREJA" TAMBÉM NÓS RENOVAMOS NOSSO AMOR A IGREJA NA PESSOA DO SEU REPRESENTANTE.

LOCAL: ERMIDA DE SÃO JOSÉ
HORÁRIO: 14:30
DATA: 18 DE MAIO 

sábado, 11 de maio de 2013

Dia de São José Operário – 1° de maio


Na Capela do Carmelo Santa Teresinha, o dia santo de São José Operário foi celebrado com um santa missa, com a participação dos membros da comunidade, das monjas e de nossos convidados.

Três eventos especiais marcaram a santa celebração: A entrega dos escapulários da Ordem do Carmelo Descalço Secular aos membros Régios e Wilderlândia; A renovação das promessas temporárias e definitivas dos membros do conselho e a formatura do Moisés em Mestre em Filosofia. Com o recebimento do escapulário, esses membros dão continuidade às suas formações, caminhando rumo às promessas definitivas.

Após a santa celebração, houve um momento de acolhimento e lanche na ermida do Carmelo.

As fotografias apresentadas a seguir mostram os momentos dessa festa da comunidade.

Glaucia, sentimos tua ausência, mas tenhas certeza que estás em nossas orações.
 

 
 
 Ana Stela fez a primeira leitura
 
 
 
Escapulários: Ruth apresenta ao sacerdote




A palavra comentada pelo Pe. Leonardo
 
 
 

Wilderlândia e Régis
 
 

 Régis e Rejane


 Wilderlândia e Moisés



Comunidade São José da Santa Teresa






 

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Corrente de intercessão à Beata Nhá Chica pelo bom exito e ou cura de nossa irmã Glaúcia



Meus queridos irmãos na Ordem, assistindo a beatificação de Nhá Chica, fiquei profundamente tocado por sua simplicidade e nos salta a consciência o fato dela ser "leiga". Como bem sabemos seu primeiro milagre que a honrou com a glória dos altares foi a cura miraculosa de uma paciente cardíaca e não teve como não lembrar de nossa irmã Glaúcia Gondim. Como a cirurgia foi por duas vezes desmarcadas gerou uma grande inquietação de fazer está partilha e um pedido fraterno de todos rezarmos esta novena a Beata Nhá Chica já que sendo a cirurgia adiada para o dia 18 de maio dará exatamente nove dias. Pedindo a Deus pela intercessão de Nhá Chica sua  saúde.

Do seu irmão em Cristo,

Moisés da Cruz, OCDS       




Novena a Nhá Chica

(Oração para obter os favores celestiais através da intercessão da Serva de Deus Nhá Chica) 
(Rezar durante nove dias seguidos ou intercalados)

Nhá Chica, recorro a vós como intercessora entre a Bondade Divina e as necessidades humanas. Peço-vos, como favor espiritual, que entregueis nas mãos do Santíssimo o meu pedido urgente (Fazer o pedido). Acolhei, Nhá Chica, no vosso coração bondoso as minhas necessidades e amparai-me nesta oração (Fazer o pedido novamente). Voai para o Trono de Deus Pai agora e voltai mais velozmente ainda com um milagre de Jesus nas vossas mãos caridosas, porque estou aqui nesta ansiedade esperando a vossa solução para o meu problema. Obrigado, Nhá Chica! Amém!

 Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e uma Salve Rainha!



Oração à Imaculada Conceição feita por Nhá Chica

Virgem da Conceição, Vós fostes aquela Senhora que entrastes no céu vestida de sol, calçada de lua, coroada de estrelas e cercada de anjos...
Vós prometestes ao Anjo Gabriel que socorreríeis a todo aquele que invocasse Vosso Santo Nome. Agora é a ocasião.
Valei-me, Senhora da Conceição! (3 vezes) (Faça seu pedido)
Salve Rainha, mãe de misericórdia...

Fazer essa novena por 9 dias seguidos, no mesmo horário.